XVII JORNADA DE FILOSOFIA - XXIX SEMANA FILOSÓFICA - De 27 a 29 de setembro de 2022 - por Edna Silveira

A XVII Jornada de Filosofia e XXIX Semana Filosófica da Faculdade Católica de Pouso Alegre será realizada entre os dias 27 a 29 de setembro de 2022, com o tema “Filosofia para a vida: como os filósofos podem nos ajudar”.

O exercício do pensamento é algo que nos alimenta, na medida que viajamos por entre reflexões que se transformam em estradas que muitas vezes nos levam a caminhos longínquos. Coloca-nos problemas a que nem sempre temos respostas, mas, como seres humanos vaidosos, teimamos em procurar as respostas.

No entanto, embora vaidosos, a filosofia também nos isola, em torres de marfim, emplacando leituras conceituais, abstratas, que nos afastam das questões da vida real, caricaturas muito longe da verdade. Quem conhece um pouco da filosofia sabe, entretanto, que as questões filosóficas são invariavelmente profundas e de suma importância para a vida.

Para mostrar como a filosofia é também uma filosofia para a vida, trouxemos nessa Jornada alguns pensadores que irão nos apresentar alguns filósofos, dando-nos a possibilidade e o prazer de ouvir as engrenagens de seus cérebros girando, e nos ajudando a esclarecer e a entender questões com as quais todos deveríamos nos preocupar.

O evento pretende estimular, divulgar e discutir a produção científica e acadêmica na atualidade, em perspectivas interdisciplinares, a partir de intercâmbios de experiências e trocas de ideias entre pesquisadores, professores e alunos de diversas instituições, permitindo a construção de novas parcerias e propostas de pesquisa.

Serão realizados, através de temas específicos, conferências, minicursos, além da apresentação de comunicações acadêmicas de estudantes e professores da Faculdade Católica de Pouso Alegre, como também de outras instituições de ensino superior.

EDITAL e PROGRAMAÇÃO ==>  Clique aqui

INSCRIÇÃO OUVINTE ==> Clique aqui

INSCRIÇÃO APRESENTADOR de COMUNICAÇÃO ==> Clique aqui

MODELO DE PÔSTER ==> Clique aqui