Perfil Profissional - Filosofia

Através de seu Bacharelado em Filosofia, a Faculdade Católica de Pouso Alegre pretende formar profissionais aptos a:


  • apresentar sólida formação em história da Filosofia, compreendendo os principais temas, problemas e sistemas filosóficos, assim como analisar criticamente a realidade social circundante;

  • formular e propor, de modo especificamente filosófico, soluções a problemas nos diversos campos do conhecimento;

  • analisar, interpretar e comentar textos teóricos segundo os procedimentos da técnica hermenêutica;

  • compreender as questões a respeito do sentido e da significação da própria existência e das produções culturais;

  • perceber a integração necessária entre a Filosofia e as produções científicas e artísticas, bem como com o agir pessoal e político;

  • relacionar o exercício da crítica filosófica com a promoção integral da cidadania e com o respeito à pessoa dentro da tradição de defesa dos direitos humanos;

  • ler e compreender textos filosóficos em língua estrangeira;

  • utilizar os recursos da informática;

  • comprometer-se com a atualidade humana, sobretudo pela articulação eficaz de uma análise filosófica dos valores éticos, estéticos, científicos, políticos e econômicos com relação à solidariedade, na repartição equitativa dos bens e valores religiosos vigentes na realidade à qual pertence ou na qual se encontra inserido;

  • perceber a necessidade de uma formação interdisciplinar das questões contemporâneas, como as que tangem à relação ciência e fé, à dignidade e qualidade da vida humana, à ecologia, à biodiversidade, ao progresso técnico;

  • ter consciência da importância do domínio da língua materna, nos seus aspectos erudito e informal, bem como a necessidade de conhecimento de uma língua estrangeira moderna;

  • atuar profissionalmente de forma reflexiva e sempre com vistas à formação da consciência crítica, em consonância com os valores éticos e morais, tendo em vista a promoção da dignidade humana e a vivência da solidariedade.

As competências e habilidades enumeradas acima encontram-se em sintonia com aquelas propostas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Filosofia. Em síntese, relembrando a idéia de Immanuel Kant, o importante é não é tanto aprender filosofia, mas aprender a filosofar .

Tais competências e habilidades podem ser melhor explicitadas a partir de três aspectos: acadêmico, de relações pessoais e interpessoais e de atuação na sociedade.

A) Competências e habilidades acadêmicas


  • Redação de textos filosóficos;

  • Leitura, interpretação e compreensão de textos teóricos;

  • Capacitação para pensar e desenvolver sistematicamente o raciocínio de forma lógica;

  • Capacitação para o uso das novas tecnologias Capacidade para a pesquisa, análise, interpretação e comentário dos principais textos filosóficos com o rigor e a clareza da metodologia da pesquisa filosófica;

  • Capacidade de articulação das questões filosóficas com a esfera da ciência, da arte, da política, da religião e da cultura;

  • Capacidade de integrar a reflexão e a práxis filosófica com o fomento da cidadania, da ética e dos direitos humanos;

B) Competências e habilidades pessoais e interpessoais


  • Capacidade de comunicação e relacionamento: falar, ouvir e trabalhar em equipe, aprimorando a comunicação escrita e oral;

  • Desenvolvimento da capacidade de formular problemas filosóficos e de buscar respostas a eles nas diversas áreas do conhecimento, mantendo aberto o diálogo com as tendências filosóficas atuais;

  • Reconhecimento de compreender a importância das questões acerca do sentido e da significação da própria existência e das produções artístico-culturais;

  • Capacidade de agir com responsabilidade, autodisciplina e princípios éticos;

  • Desenvolvimento da capacidade da estima, da alegria e do prazer pela descoberta filosófica e pelo estudo da Filosofia;

  • Capacidade de valorizar e reconhecer o esforço do outro e a necessidade da mútua colaboração;

  • Capacitação para o desenvolvimento da mística e da disciplina para um aprendizado permanente e uma educação continuada;

C) Competências e habilidades s para a atuação na sociedade


  • Capacidade de abertura ao pluralismo e para o entendimento multicultural;

  • Capacidade para resolver conflitos e ser capaz de negociação;

  • Capacidade de ser honesto e assumir com responsabilidade as próprias ações;

  • Capacitação para perceber a integração adequada entre a Filosofia e a produção científica e artística;

  • Capacidade para o exercício da crítica filosófica com o exercício da cidadania, respeitando a pessoa humana dentro da tradição do respeito aos direitos humanos, que integre o agir pessoal e político;

 


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