Gabarito - Prova 15/01/2022 - por Alexandra Justino


GABARITO

PROVA DO DIA 15/01/2022

 

Língua Portuguesa

1. A

2. C

3. D

4. C

5. E

Conhecimentos Gerais

6. A

7. D

8. B

9. C

10. D



Filosofia (expectativa de respostas)

 

11. Espera-se que o candidato reconheça o papel atribuido à filosofia por Cícero: o de elevar a conduta humana à honestidade através da prática das virtudes, possibilitando a existência de uma sociedade justa.

 

12. Espera-se que o candidato desenvolva a correlação estabelecida por Agostinho em A cidade de Deus entre os casos dos irmãos Caim e Abel, segundo o relato bíblico, e dos gêmeos Rômulo e Remo, ligados à fundação de Roma. O texto de Santo Agostinho articula os dois casos, evidenciando como o egoísmo, a ambição e a violência fundam o crime, que origina os problemas que afligem a cidade terrestre.

 

13. Espera-se que o candidato aplique as noções kantianas de menoridade e esclarecimento à problemática atual das relações no mundo virtual e das falsas notícias. O texto de Kant insiste que a saída da menoridade se dá quando o homem não se deixa guiar por outro, mas assume, por si mesmo, a condução de sua vida. O esclarecimento, hoje, poderia ter o significado de saída da ignorância imposta por outros, em que o mundo virtual e as fake news se tornam grilhões da ignorância a conduzir os homens, de um modo geral, manipulando as informações e dificultando às pessoas procurarem a verdade por si mesmas.

Publicado no dia 17/01/2022
-->

Todos os direitos reservados © FACAPA 2019 - 2024