Gabarito - Prova 11/12/2021 - por Alexandra Justino




PROVA DO DIA 11/12/2021

GABARITO 

 

Língua Portuguesa

1. C

2. B

3. A

4. D

5. D



Conhecimentos Gerais

6. C

7. D

8. E

9. E

10. E

 

Filosofia (expectativa de respostas)

11.  Espera-se que o candidato identifique e discorra sobre as virtudes da sabedoria (“descobrir a verdade pela perspicácia do espírito”), da justiça (“manter a sociedade humana dando a cada um o que é seu e observando fielmente às convenções”), da coragem (“grandeza e força da alma indômita e inquebrantável”) e da moderação ou temperança (“ordem e medida perfeita das palavras e ações”).

12.  Espera-se que o candidato sublinhe a hierarquia valorativa dos bens da cidade terrena e celeste como um elemento comum dentro da reflexão filosófica de Santo Agostinho, indicando que os bens da cidade terrena não podem se sobrepor aos bens da cidade celeste. Ainda se espera que o candidato indique de que modo a inversão desta hierarquia pode resultar na desordem, oposta à paz.

13.  Espera-se que o candidato justifique não ser a menoridade um estágio da vida a ser naturalmente superado, pois, segundo Immanuel Kant, aquele que, com preguiça de pensar sozinho, mantém-se tutelado por outrem não atinge a maioridade. A superação da menoridade exige a ousadia de servir-se da própria razão.


Publicado no dia 13/12/2021
-->

Todos os direitos reservados © FACAPA 2019 - 2024