Simpósio Internacional de Direitos Humanos e Humanidades - por Adriano Geraldo da Silva

No dia 30 de junho de 2023 acontecerá o Simpósio Internacional de Direitos Humanos e Humanidades, evento promovido pela Faculdade Católica de Pouso Alegre em parceria com a Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia, por meio do grupo de pesquisa Si mañana despierto ediciones. O evento acontecerá no dia 30 de junho de 2023, em dois momentos: apresentação de comunicações orais, às 14 horas, pela plataforma Zoom, e minicursos presenciais às 19h. Os trabalhos apresentados no período da tarde serão publicados em e-book até o mês de setembro. Para a publicação em e-book serão aceitos trabalhos completos e resumos expandidos. As inscrições podem ser feitas clicando aqui.

Día 30 de junio de 2023: presentaciones orales a las 2:00 p.m. (hora Brasil), por la plataforma Zoom y minicursos a las 7:00 p.m., en la Facultad Católica de Pouso Alegre. Información e inscripciones de las ponencias hasta el día 22 de junio por el enlace: link de inscripciones.

SOBRE A TEMÁTICA DO SIMPÓSIO

Ainda que a Declaração Universal dos Direitos Humanos, promulgada em 1948, tenha completado mais de 70 anos, a efetiva garantia da centralidade da dignidade humana se mantém objetivo inconcluso. Na obra Por que as Humanidades importam (2008, sem tradução brasileira), Frederick Luis Aldama enfatiza a necessidade de se combater as tendências obscurantistas contemporâneas a partir da concepção de um Novo Humanismo, que, dentre outras tarefas, estaria incumbido da remodelagem de identidades e experiências em contextos pós-coloniais. Embora seu estudo tome, como ângulo referencial de análise, a tradição literária, as percepções relacionadas ao que denomina “teias e labirintos cognitivos” se estendem ao perímetro das Humanidades como um todo, no que tange às complexas inter-relações entre sujeitos e epistemologias. Outro argumento central que permanece válido é o de que novas formas de empatia pessoal e social devem ser urgentemente pensadas e legitimadas, a fim de que o cenário contemporâneo possa atenuar o “amor pela crueldade e violência”.

A partir das provocações de Aldama, o evento Simpósio Internacional sobre Direitos Humanos e Humanidades propõe a instituição de um espaço interdisciplinar para que múltiplas vertentes da Filosofia coloquem, em sua agenda central, a discussão de temas urgentes e emergentes relacionados aos direitos universais do ser humano, tais como violência, conflito armado, genocídio, xenofobia, discriminação étnica, trabalho, família, saúde, educação e vida cultural. A fim de se estabelecer um diálogo interdisciplinar, propostas que articulem inflexões filosóficas com outras áreas das Humanidades também serão acolhidas para este fórum de discussões.

A iniciativa sustenta-se no princípio de que o mais certeiro potencial das Humanidades diz respeito à sua capacidade de reflexão (Filosofia), de encenação crítica dos impasses individuais e sociais (Artes) e de questionamento sobre o desenvolvimento diacrônico de ideologias e de posicionamentos referentes ao estar-no-mundo contemporâneo (História).

Publicado no dia 30/05/2023