A Ouvidoria da Faculdade Católica tem por objetivo ser um elo entre a comunidade acadêmica (alunos, professores, funcionários, famílias, sociedade organizada etc.) e as diretoria geral e acadêmica da faculdade, órgão aos quais está diretamente ligada.
É um serviço de atendimento interno e externo com as atribuições de ouvir, encaminhar e acompanhar críticas, reclamações, preocupações, proposições e sugestões, entre outras.
A Ouvidoria, na comunidade acadêmica, funciona como uma instância de tutela das pessoas. É um espaço de acolhida e escuta. Após este processo, precisa dar direção às reclamações, ou sugestões, bem como acompanhá-las e concluir suas demandas.
É um setor autônomo, que pretende ser canal de participação no conjunto das instâncias universitárias e funcionar como um instrumento novo de democracia, atuando de forma participativa e transparente.
Como um termômetro, pretende detectar o que acontece e prevenir conflitos. Como ferramenta coletiva, quer favorecer o diálogo intenso. Como canal pró-ativo, quer buscar a melhor solução para os problemas que envolvam as pessoas e os mecanismos institucionais, primando pelo respeito e pela qualidade de vida de todos. Quem critica se dispõe a mudar e colaborar na mudança. Quem sugere já deseja a mudança.
O critério principal da Ouvidoria é o humanismo e a valorização plena da instituição acadêmica e sua comunidade.
Cabe ao ouvidor receber queixas, sugestões, reclamações e denuncias sobre o desempenho dos serviços da faculdade e encaminhá-las aos órgãos competentes. Ele não tem qualquer poder decisório, mas apenas de encaminhamento e debate de toda matéria submetida à sua apreciação.
O ouvidor assume, frequentemente, o papel de indutor de mudanças estruturais na instituição em que atua, colocando em prática um processo de resgate da cidadania e criando condições para que todos compreendam a necessidade de cumprir os seus deveres e exigir os seus direitos.
Regulamento
Cap I – Da Ouvidoria
Art lº- A Ouvidoria da Facapa é um serviço de atendimento à comunidade interna e externa com atribuições de ouvir, encaminhar e acompanhar críticas, reclamações, preocupações, proposições e sugestões.
Art 2º- São objetivos da Ouvidoria da Facapa:
I- Receber e/ou ouvir as críticas, reclamações, preocupações, proposições e sugestões da comunidade interna e externa, e encaminhá-las às providências.
II- Sugerir à direção, coordenação, chefias e secretarias procedimentos que contribuam para melhoria dos serviços prestados, bem como agilidade para a solução dos problemas.
III- Evidenciar e afirmar a imagem de seriedade da instituição.
Cap II - Composição e atribuições
Art 3º- A Ouvidoria está ligada à direção geral e acadêmica, sendo o ouvidor nomeado pelo diretor geral.
Art 4º- O ouvidor da Facapa tem as atribuições:
Cap III – Dos usuários
Art 5º- A Ouvidoria pode ser utilizada por:
I - estudantes;
II - professores;
III - funcionários;
IV- colaboradores:
V - pessoas da comunidade externa.
Parágrafo Único: A Ouvidoria prioriza o atendimento das solicitações, por ordem de chegada, averiguando a veracidade dos fatos, através dos canais competentes.
Cap IV – Do atendimento
Art 6º- As pessoas podem ser atendidas:
Cap V- Das disposições gerais
Art 10º- Os casos omissos neste regulamento serão analisados e definidos pela direção geral da Facapa
Art 11º- O presente regulamento entra em vigor na data de sua aprovação pelo Consup, revogadas as disposições em contrário.
Envie-nos um e-mail: ouvidoria@facapa.edu.br
Todos os direitos reservados © FACAPA 2019 - 2023